domingo, 28 de março de 2010

Cuidado com os dentes.


Quando ensinado desde cedo, o hábito de higiene bucal é melhor assimilado.
Nunca é cedo demais para ensinar as crianças a dar uma atenção especial aos dentes, cultivando o hábito de cuidá-los diariamente. É possível criar uma rotina de escovação para desenvolver atitudes e habilidades para o auto-cuidado com a boca e com os dentes. Sem dúvida, é durante a infância que fixamos estes pequenos processos que nos acompanharão pela vida inteira.
Dentes bem cuidados são importantes para a saúde do corpo em geral, eles garantem uma boa mastigação e, portanto, um melhor aproveitamento dos alimentos em nosso organismo. Mesmo os dentes de leite (ou temporários) têm sua importância e não devem ser esquecidos.
Os dentes de leite são 20: dez em cada arcada e precisam ser tratados por vários motivos:
Os dentes permanentes vão se formando por baixo dos temporários e, durante o processo de mudança, os dentes de leite são responsáveis pela mastigação e pela articulação.
Para garantir uma mastigação saudável até que sejam substituídos pelos permanentes. É importante destacar que a digestão se inicia pela boca e, para que os alimentos sejam bem aproveitados, a mastigação é determinante para a melhor absorção de vitaminas, sais minerais e outros nutrientes.
Os dentes de leite doem quando apresentam cáries e, muitas vezes, são responsáveis pelas irritações inexplicáveis das crianças.
Os dentes de leite guardam espaço para os seus correspondentes permanentes. A perda prematura desses dentes pode gerar problemas ortodônticos, estéticos e prejudicar a saúde e o desenvolvimento da criança.
Os bons hábitos alimentares e de higiene são fundamentais para ter dentes fortes e bonitos. Seguem alguns conselhos aos pais:
Acompanhe a escovação, principalmente a das crianças que ainda não têm coordenação motora para fazer a higiene bucal adequadamente.
Supervisione a dieta alimentar da criança. Ofereça alimentos ricos em nutrientes e fibras e diminua a oferta de doces e guloseimas.
Incentive a criança a frequentar o dentista periodicamente: de seis em seis meses.
Uma escovação bem feita e uma alimentação saudável mantêm a criança longe das cáries e das doenças bucais e possibilitam uma infância e uma vida mais feliz.

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário