domingo, 21 de março de 2010

Sugestões para o Trabalho com o Nome:


Escreva e leia o nome da criança em crachás, utilizando letra maiúscula na presença dela, para que ela perceba.
Relacione o nome dos alunos com o nome do professor, da escola, da cidade, etc.
Escreva no quadro-de-giz o seu nome e leia em voz alta.
Destaque a letra inicial dizendo o nome da letra.
Solicite aos alunos que recortem, de jornais e revistas, a letra inicial do nome do professor e colem no caderno.
Proponha a pesquisa de nomes que iniciam com a letra inicial, nos crachás dos alunos da sala.
Pedir a eles que pesquisem em revistas e jornais as letras que compõem o próprio nome.
Utilize os crachás para fazer chamada e jogos.
Monte o nome com o alfabeto móvel.
Selecione rótulos de produtos cujos nomes comecem com a letra inicial dos nomes dos colegas.
Copie o nome em etiquetas para identificar o materiat escolar.
Faça uma lista no quadro, separando os nomes de meninos e meninas. Depois, peça que copiem.
Mostre alguns desenhos de objetos cujos nomes também começam com a letra inicial. Peça aos alunos que digam os nomes dos objetos, escreva-os no quadro e, depois, solicite que copiem no caderno.
Proponha uma pesquisa de rótulos cujos nomes dos produtos também iniciam com a letra inicial e monte um mural com os alunos.
Solicite aos alunos que montem o nome do professor, com o acervo de letras. Peça que pintem da mesma cor as letras que se repetem no mesmo nome.
Solicite aos alunos que montem o nome com o alfabeto móvel. Proponha que retirem as letras e observem os nomes encontrados.
Sugira aos alunos a brincadeira stop com a letra inicial.É interessante, durante todo o trabalho de alfabetização, propor desafios aos alunos, para que eles pensem sobre a escrita, sobre o que ela representa e como representa graficamente a linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário