domingo, 9 de maio de 2010

Meu Trabalho de ALFABETIZAÇÃO.



Meu trabalho envolve a proposta de ensino sócio-construtivista. As vantagens da concepção (não é um método) construtivista são muitas:
1- A alfabetização acontece respeitando individualidade de cada aluno e seu ritmo, trabalhando com os níveis de aquisição do processo da escrita, segundo a educadora Emília Ferreiro.
2- A alfabetização é um processo de construção, em que a criança constrói seu conhecimento a partir de reflexões e conflitos de suas hipóteses de escrita.
3- A alfabetização se desenvolve no contexto de e por meio de práticas sociais de leitura e de escrita. Através de vários portadores de textos, a criança entra em contato com a leitura e a escrita do mundo que nos cerca, mesmo ainda sem saber ler. É o processo de alfabetizar letrando.
O processo de alfabetização ocorre por meio das intervenções que faço junto aos alunos, levando-os a entrarem em conflito sobre suas hipóteses de escrita por meio das reflexões das mesmas e a avançarem no seu processo de ensino-aprendizagem.
Ele parte de uma sondagem, que realizo no início do ano e a cada bimestre, diagnosticando quais as hipóteses dos alunos sobre a escrita.
Em minhas aulas utilizo diversos tipos de textos como parlendas, trava-línguas, receitas, músicas, bilhetes, poemas, histórias... E muitos jogos.
A hora da leitura é rotina diária, onde eu leio para os alunos um livro, notícia, curiosidade etc. E na hora da leitura livre as crianças podem entrar em contato com diversos portadores de textos.
Na minha classe não faltam cartazes com listas de nomes dos alunos ou palavras significativas como lista de brinquedos, uma parlenda ou cantiga conhecida pelo aluno e outros. Assim a criança vai se apropriando do código lingüístico, mesmo sem ainda saber ler.
Acredito que o papel do alfabetizador é ser um mediador no processo ensino-aprendizagem de seus alunos. Conhecendo e respeitando os alunos, levando-os a construírem seus próprios conhecimentos.

Fonte:diariodaprofaglauce.blogspot.com

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