quarta-feira, 31 de março de 2010

Tarde de Páscoa e Surpresas!!!

Querida Criança!!!

Que a tua Páscoa seja puro sabor de chocolate e a Paz esteja em teu lar.
Feliz Páscoa!!!
Com amor, Tia Sú.









domingo, 28 de março de 2010

A importância dos LIMITES:


Crianças precisam de controle, mesmo que não concordem com isto.
A criança, quando começa a movimentar-se sozinha, precisa de liberdade para explorar o ambiente ao seu redor, como abrir gavetas e tirar todo o seu conteúdo para fora, mas não para colocar os dedos em uma tomada elétrica ou tocar em um fogão quente.
Quando começa a caminhar e a correr é importante que os espaços lhe sejam franqueados para brincar ao ar livre, mas não pode atravessar uma rua sozinha. A liberdade é vinculada a limites e não há como separá-los.
E a criança precisa aprender o conceito de que nem sempre se pode fazer tudo o que se deseja.
A criança precisa de liberdade, mas também necessita e busca em seus pais a resposta para a pergunta: até onde posso ir?
Ao testar os pais, a criança está emitindo uma mensagem muito clara: está dizendo que precisa de ajuda para descobrir o que pode e o que não pode fazer e a atitude dos pais será de extrema importância neste aprendizado.
Impedir a independência progressiva da criança, tolhendo-lhe a liberdade, é impedir que ela se transforme numa pessoa consciente, autonoma e com personalidade.
Mas é preciso reconhecer que a disciplina é uma pré-condição para a vida, inclusive para as atividades de lazer (imagine-se um jogo de futebol praticado por prazer nos finais de semana sem nenhuma regra, seria na verdade uma grande e desagradável confusão).
Pode não ser fácil, mas é indispensável encontrar o ponto de equilíbrio entre o limite e a liberdade para que os pais possam contribuir na formação de seus filhos. Inclusive, a ausência de regras e limites será interpretada pelos filhos como falta de atenção, descuido e abandono.
Pode até ser difícil estabelecer limites, pois exigem paciência, persistência, afeto e dedicação.
Mas não é possível educar filhos sem eles.


Fonte: http://montardo-ap.blogspot.com
Jorge Montardo
Médico Pediatra /Mestre em Educação

Os significados de estabelecer LIMITES:


Quando os adultos estabelecem regras e limites estão transmitindo às crianças alguns significados importantes, entre eles:
1) Ensinar que todos os indivíduos têm direitos e deveres.
2) Facilitar a compreensão de que os direitos de um acabam onde começam os direitos do outro. Quem não respeita esta regra geralmente são pessoas desagradáveis, inconvenientes, desajustadas, que não sabem se comportar em situações como em filas ou no trânsito.
3) Deixar claro que muitas vezes é necessário dizer e ouvir um “não” e que vamos ouvir esta palavra muitas vezes em nossas vidas (na escola, no trabalho, etc.).
4) Que podemos fazer muitas coisas, mas não todas.
5) Que é necessário tolerar a aprender a conviver com pequenas frustrações, pois elas fazem parte de nossas vidas.
6) Ensinar que muitas vezes é necessário adiar uma satisfação e que temos de esperar os momentos mais adequados para determinadas atividades, evitando o imediatismo.
7) Perceber a diferença entre necessidade e desejo (o calçado é necessário, o tênis que custa mais que salário mínimo é desejo).
8) Aprender a conviver com as diferenças sócio-econômicas típicas de nossa sociedade e que isto se reflete em diversos aspectos de nossas vidas, como padrões de consumo, por exemplo.

Os limites ensinam a criança a ter comportamentos adequados, a se proteger contra situações de risco e a respeitar os demais.
Colocar limites é, portanto, um investimento. Sem eles estaremos criando filhos difíceis, alunos problemáticos e adultos desajustados socialmente.
As crianças precisam de limites, embora sistematicamente os contestem, o que é absolutamente normal e esperado.

Fonte: http://montardo-ap.blogspot.com
Jorge Montardo
Médico Pediatra /Mestre em Educação

Como estabelecer LIMITES???


Estabelecer limites não precisa ser tão complicado como muitos imaginam. É claro que não existem receitas únicas, padronizadas, pois as características familiares e individuais (tanto dos pais como dos filhos) são importantes para definir as escolhas e decisões a serem tomadas. Mas algumas orientações básicas são úteis para a maioria dos pais.
Alguns aspectos que precisam estar claros ao estabelecer limites:
a) Reconhecer que dificuldades não são por culpa dos filhos (contestar os limites é uma atitude normal em crianças e adolescentes).
b) Ter muita paciência, persistência e dedicação. É preciso ser mais persistente que a criança.
c) Ter afeto e amor incondicional, mesmo nas horas mais difíceis.
d) Reconhecer que educar é um processo longo, repetitivo e cujos resultados não são imediatos.
e) Reconhecer as próprias limitações (os erros, o fato de algumas vezes estar cansado e que é normal perder a calma em algumas situações).
f) Combater o sentimento de culpa por não atender a todos os desejos dos filhos.
E algumas regras básicas são as seguintes:
1) Agir de acordo com a idade da criança: é preciso conhecer a sua fase do desenvolvimento e sua capacidade cognitiva para transmitir informações, regras e limites. É necessário reconhecer a capacidade do filho em entender as regras e as conseqüências do não cumprimento das mesmas e ter expectativas coerentes e de acordo com a idade e características individuais da criança. Não exigir nem demais nem de menos.
2) Iniciar o mais cedo possível, antes de um ano de idade, quando a criança começa a perceber o significado de certas palavras, inclusive o “não”.
3) Manter a coerência entre os pais e demais familiares. A dificuldade é grande quando pai corrige e a mãe perdoa (ou vice-versa). Um não pode desautorizar o outro. E os demais familiares (como tios ou avós) não devem interferir nas decisões e atitudes dos pais. Os pais saberão que estão agindo certos quando os filhos disserem: “isto não é justo, vocês dois estão contra mim!”.
4) Dar o exemplo é a melhor forma de educar (melhor do que dar conselhos). Nas pequenas atitudes do dia a dia, como em filas, ao manifestar respeito às demais pessoas, ao exercer comportamento ético e honesto é possível mostrar às crianças quais comportamentos são corretos e quais são inadequados ou inaceitáveis.
5) As regras devem ser claras, definidas e estáveis. Estabelecer de forma clara o que pode e o que não pode. Não dá para ficar mudando as regras com freqüência, pois isto confunde a criança em seu aprendizado. Não é possível mudar de atitude como quem muda de roupa. E as regras devem ser estabelecidas pensando na adequada educação da criança e não apenas no benefício dos pais.
6) É preciso ser persistente (mais do que as crianças). Se a criança insistir mil vezes em fazer algo errado, é preciso corrigi-la mil e uma vezes.
7) Cumprir o que foi dito. Se houve a ameaça de que o filho ficaria sem assistir TV se não fizesse os temas, é preciso cumprir a penalidade se a criança realmente não fez os temas. Sem voltar atrás ou “perdoar, ficar com peninha”. Os pais precisam ser claros, firmes, determinados, confiantes e tranqüilos. Não dá para ficar com pena porque a criança chorou ou ficou triste se você estiver confiante de que tomou a atitude correta.
8) Criticar o ato cometido em si e não o indivíduo ou sua personalidade. Deve-se reclamar que o quarto está bagunçado, mas não é necessário dizer que o filho é relaxado ou bagunceiro. Quando ele briga não dizer que é mau, se não estuda que é preguiçoso. Deve-se ressaltar o comportamento em si e não utilizar rótulos. Criticar e corrigir o gesto ou atitude, não a criança. Frases do tipo “você é” (egoísta, impossível, não tem jeito) qualificam a criança e não a sua atitude. E ela com certeza não merecem estes “carimbos ou rótulos”.
9) E também, muito importante, lembrar que elogiar os bons comportamentos é fundamental, pois geralmente o mais comum é reclamarmos quando os filhos fazem coisas erradas. Lembrar que premiar não é dar coisas materiais, mas sim elogiar e demonstrar afeto. Não economizar elogios (um elogio vale muito mais que várias críticas). Os "prêmios" são imprescindíveis na socialização da criança, principalmente o sorriso de aprovação, o elogio verbal, o gesto afetuoso de um adulto querido. No entanto, a criança deverá se comportar de determinada forma, conscientemente, por opção e não para conquistar determinado prêmio.
Fonte: http://montardo-ap.blogspot.com

Eles confundem 'P' com 'B'!!!


Especialistas garantem que é comum trocar as letras no processo de alfabetização.
A confusão é normal e desaparece à medida que a criança escreve mais.
Ler e escrever, depois que a gente aprende, vira um processo quase automático. Mal paramos para observar quantas curvas e retas formam as letras de uma palavra. Na infância, porém, esse conhecimento ainda está em construção. Lá, aprendemos a direção da escrita e a grafia de cada letra. “Nessa fase, é comum algumas crianças confundirem o sentido da escrita, começando a partir da direita, ou trocar letras como P e D”, explica Regina Scarpa, consultora da Fundação Victor Civita. “Em geral, isso se corrige sem maiores problemas.”

Não diga que está errado.
Para resolver a questão, o ideal é conversar com a criança sobre as trocas. Rosemeire recomenda nunca dizer que a criança está errada. “Prefira chamar a atenção de outra maneira. Sugira que ela compare o que escreveu com o que foi escrito pelo professor ou por um colega. Pedir que ela leia o que escreveu nem sempre funciona, porque, naquele momento, ela enxerga a letra espelhada como se fosse a correta. Essa comparação visual é mais eficiente”, explica.

Número 3 ou letra E?
Essa confusão é normal e passageira – e desaparece à medida que a criança escreve mais. “É muito normal encontrar alunos que espelham letras e números. Geralmente, fazem confusão com números (espelhando 9, 6 e até o 2) e se atrapalham com letras e números, como E e 3”, diz Rosemeire Mendonça, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Piaget, de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

E... se não passar?
Se, depois de alfabetizada, a criança seguir escrevendo letras espelhadas, aí sim os pais devem ficar mais atentos e consultar uma psicopedagoga, para checar se há algum problema de aprendizagem.

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/

Cuidado com os dentes.


Quando ensinado desde cedo, o hábito de higiene bucal é melhor assimilado.
Nunca é cedo demais para ensinar as crianças a dar uma atenção especial aos dentes, cultivando o hábito de cuidá-los diariamente. É possível criar uma rotina de escovação para desenvolver atitudes e habilidades para o auto-cuidado com a boca e com os dentes. Sem dúvida, é durante a infância que fixamos estes pequenos processos que nos acompanharão pela vida inteira.
Dentes bem cuidados são importantes para a saúde do corpo em geral, eles garantem uma boa mastigação e, portanto, um melhor aproveitamento dos alimentos em nosso organismo. Mesmo os dentes de leite (ou temporários) têm sua importância e não devem ser esquecidos.
Os dentes de leite são 20: dez em cada arcada e precisam ser tratados por vários motivos:
Os dentes permanentes vão se formando por baixo dos temporários e, durante o processo de mudança, os dentes de leite são responsáveis pela mastigação e pela articulação.
Para garantir uma mastigação saudável até que sejam substituídos pelos permanentes. É importante destacar que a digestão se inicia pela boca e, para que os alimentos sejam bem aproveitados, a mastigação é determinante para a melhor absorção de vitaminas, sais minerais e outros nutrientes.
Os dentes de leite doem quando apresentam cáries e, muitas vezes, são responsáveis pelas irritações inexplicáveis das crianças.
Os dentes de leite guardam espaço para os seus correspondentes permanentes. A perda prematura desses dentes pode gerar problemas ortodônticos, estéticos e prejudicar a saúde e o desenvolvimento da criança.
Os bons hábitos alimentares e de higiene são fundamentais para ter dentes fortes e bonitos. Seguem alguns conselhos aos pais:
Acompanhe a escovação, principalmente a das crianças que ainda não têm coordenação motora para fazer a higiene bucal adequadamente.
Supervisione a dieta alimentar da criança. Ofereça alimentos ricos em nutrientes e fibras e diminua a oferta de doces e guloseimas.
Incentive a criança a frequentar o dentista periodicamente: de seis em seis meses.
Uma escovação bem feita e uma alimentação saudável mantêm a criança longe das cáries e das doenças bucais e possibilitam uma infância e uma vida mais feliz.

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/

11 maneiras de ajudar na alfabetização do seu filho:


Você sabia que os pais também podem ajudar na alfabetização de seus filhos?
Isso mesmo! Mas não se preocupe, pois não se trata de ter de ensinar formalmente a criança a ler e a escrever, função esta do professor.
Você pode, isso sim, tornar o ambiente de convivência da criança repleto de atos de leitura e escrita, de forma a inseri-la desde cedo no mundo das letras.
Em suma, deixar o ambiente doméstico mais alfabetizador. “Isso acontece quando, por exemplo, a mãe deixa bilhetinhos na porta da geladeira, apontando a finalidade do ato para a criança: ‘vamos deixar esse recadinho para o papai avisando-o que iremos nos atrasar para o jantar’. Ou quando, antes de começar um novo jogo (de tabuleiro, por exemplo), ela propõe ao filho que eles leiam as regras juntos”, exemplifica a educadora Cida Sarraf, que leciona no curso de pedagogia do Centro Universitário Salesiano e da Faculdade Mozarteum, ambos em São Paulo.
Maria Claudia Sondahl Rebellato, assessora pedagógica na produção de material didático em Curitiba-PR, acredita que, quando a criança é inserida nessas atividades rotineiras, ela acaba percebendo a função real da escrita e da leitura, e como elas são importantes para a nossa vida. E, dada sua curiosidade nata, ela vai querer participar cada vez mais e buscar o conhecimento dos pais.
A criança que cresce em constante contato com a leitura e a escrita acaba se apropriando da língua escrita de maneira mais autoral e adquirindo experiências que vão fazer a diferença na hora de ela aprender a ler e a escrever efetivamente. “Isso explica o fato de, numa mesma sala de 1º ano, professores se depararem com algumas crianças praticamente alfabetizadas e outras que sequer entendem a função do bilhetinho na porta da geladeira ou que a linguagem escrita se relaciona com a oral, porque viveram experiências muito discrepantes em casa”, argumenta Cida Sarraf.
Leia abaixo as 11 maneiras de deixar o ambiente de sua casa mais alfabetizador, ajudando seu filho a passar com tranquilidade pela alfabetização o que, aliás, é fundamental para ele ter sucesso nas etapas futuras do aprendizado e do conhecimento, e as reportagens relacionadas:
1. Deixar bilhetes ou escrever cartas.
2. Preparar receitas culinárias na presença da criança.
3. Ler histórias.
4. Ser um modelo de leitor.
5. Explorar rótulos de embalagens.
6. Fazer listas de compras com seu filho.
7. Aproveitar as situações da rua.
8. Fazer os convites de aniversário com a criança.
9. Montar uma agenda telefônica.
10. Apontar outros materiais escritos.
11. Respeitar o ritmo da criança.

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br

Dicas Preciosas...


Elogie, elogie e elogie.
Mostre que você está torcendo por ela.
Vibre com suas conquistas e interesses.
Preste atenção ao que ela gosta e comente com entusiasmo.
Não insista nas atividades se a criança demonstrar cansaço ou desinteresse.
Espere chegar o momento em que você e a criança estejam disponíveis e tranqüilos.
A atividade é para construir, se divertir e marcar momentos agradáveis.
Quando a criança trocar letras, auxilie-a dizendo a letra correta. Evite dizer que está errado e sim procure entender onde está acontecendo o engano.
Os erros são esperados, repita a letra correta e, caso persista a troca mostre a escrita da letra correta, figuras iniciadas por essa letra, o som da letra...
Os pequenos por vezes demoram um tempo para aprender, isso é explicado pelas conexões cerebrais que levam algum tempo para se formar, uma vez completas, a criança adquiriu o conhecimento e não repetirá os erros que costumava fazer... É hora de comemorar para fortalecer a auto-estima.
Não exija de sua criança na frente de outras pessoas. Isso a deixará ansiosa e diminuirá seu interesse.
Brinque com a criança cantando, dançando, pulando e colorindo. Revise as canções e letrinhas já sistematizadas antes de dormir.
Pesquisas médicas afirmam que o cantar acalma, afinado ou não, sozinhos ou em grupo, todos se beneficiam do cantar.
Facilita a aprendizagem, seguir esta ordem:
letras maiúsculas;
letras minúsculas;
reforçar o som de cada letra;
sílabas simples;
sílabas complexas.

Fonte: Bebelê.

quinta-feira, 25 de março de 2010

O significado da Páscoa...

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.
É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica.
É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade.
Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach.
Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Nossos amigos de Kidlink nos contaram como se escreve "Feliz Páscoa" em diferentes idiomas.
Assim:
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

Fonte: KIDCAFÉ-ESCOLA

Lenda da Páscoa.


Perto da casa do Menino Jesus havia uma palmeira, nela um passarinho fizera seu ninho e pusera 3 (três) ovinhos. Todos os dias o menino Jesus, sentado na soleira da porta, olhava feliz a avezinha.
Uma bela manhã, Jesus acordou ouvindo o passarinho piar aflito. Que seria?
Aproveitando um descuido do passarinho, a raposa viera e levara os ovinhos. O Menino Jesus ficou triste e começou a chorar. Nisto passou um gato, viu Jesus chorando e perguntou:
- Por que choras Jesus?
- Tiraram os ovos do passarinho!
- Miau, miau, nada posso fazer ! E lá se foi...
Abanando a cauda, chegou um cachorrinho au...au...au...
- Por que choras, Jesus?
- Levaram os ovinhos do pobre passarinho!
- Au, Au, que pena - e foi embora...
Então, aos pulinhos, com as orelhas muito compridas, apareceu o coelhinho. Parou e perguntou:
- Por que choras, meu Jesus?
- Levaram os ovinhos do pobre passarinho!
O coelhinho abaixou uma orelha e disse:
- Não chores mais, vou procurar os ovinhos!
E pulando desapareceu. Foi logo bater na casa da raposa que apareceu furiosa:
- Que queres? Os ovos? Meus filhos já comeram e bateu a porta.
O coelhinho abaixou as orelhas muito triste. Nisto teve uma idéia. Visitou 3 passarinhos seus amigos e pediu a cada um, um ovinho para o menino Jesus não chorar mais.
Muito contente, arrumou os ovos num cestinho e levou-os ao Menino Jesus , que logo enxugou as lágrimas e exclamou:
- Só tu, coelhinho, tiveste pena de mim e do passarinho!
Pois de agora em diante como recompensa, levarás lindos ovinhos às criancinhas boas e bem comportadas e farás isso todos os anos quando chegar a Páscoa.
E foi assim, que o coelhinho ficou encarregado de distribuir ovos às crianças de todo mundo.

Com amor, Tia Sú.

domingo, 21 de março de 2010

ÁGUA... se SOUBER usar, NÃO vai FALTAR!!!


O dia mundial da água precisa ser mais lembrado e celebrado.
É muito importante preservar e não poluir nossos rios e mares. Nossos rios garantem a nossa água de todo os dias e nossos mares preservam a vida no planeta!
Por isto é muito importante economizar!
Porque dizem que a água está acabando se tem tanta água no planeta?

A água é um elemento essencial à vida. Mas, a água potável não estará disponível infinitamente. Ela é um recurso limitado.
Apesar da água ocupar 70% da superfície da Terra, apenas 0,01% pode ser consumida. Ou seja, é pouca a quantidade de água que pode ser potencialmente usada!
Além disso, essa água também se encontra ameaçada pela poluição, pela contaminação e pelas alterações climáticas que o ser humano vem provocando. Trazendo grande perigo para a saúde e bem-estar do homem!
Por isso, cada um de nós deve usar a água com mais economia!
Aqui vão algumas dicas para que todos possam ajudar na economia da água:
•Fechar a torneira enquanto escova os dentes;
•Não lavar calçadas, apenas varrê-las;
•Fechar a torneira enquanto estiver se ensaboando no banho;
•Lavar o carro somente quando for necessário e eliminar o costume de empregar mangueiras, preferindo usar um pano úmido e uma quantidade controlada de água em um balde.
•Quando ensaboamos a louça, devemos deixar a torneira da pia fechada;
Estas medidas simples podem economizar muitos litros de água e também boa quantidade de dinheiro!
Há muita coisa a saber a respeito da água. Ela está presente nos menores movimentos do nosso corpo, como no piscar de olhos. Afinal, somos compostos basicamente de água. Mais de 70% do corpo humano é composto de água!
A água é essencial para a nossa vida e bem-estar!

Fonte:http://www.smartkids.com.br/especiais/agua

Dia Mundial da Água - 22 de abril.


A ÁGUA, A AGUINHA
VAMOS TODOS PRESERVAR,
PRESTANDO ATENÇÃO
PARA NÃO DESPERDIÇAR.
A ÁGUA TÃO PRECIOSA,
VEM DOS RIOS E DO MAR,
O QUE SERÁ DE NÓS
SE UM DIA NOS FALTAR.
POR ISSO ______________________
ENTRE DENTRO DESTA RODA,
DIGA ALGO SOBRE A ÁGUA,
DEPOIS VOLTE AO SEU LUGAR.

Oração do Professor


Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,
Dai-me esta graça que vem do amor.
Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.
Aprender a ensinar,
Aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor. De aprender sempre...
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe.
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste,
Mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende
Precisa ainda mais de mim,
E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,
E não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.

O Professor...


É aquele que é mestre na arte de viver
faz pouca distinção
entre o seu trabalho e o seu tempo livre,
entre a sua mente e o seu corpo,
entre a sua educação e a sua recreação,
entre seu amor e a sua religião.
Distingue uma coisa da outra com dificuldade.
Almeja, simplesmente, a excelência
em qualquer coisa que faça,
deixando aos demais a tarefa de decidir
se está trabalhando ou se divertindo.
Ele acredita que está sempre fazendo
as duas coisas ao mesmo tempo.

Domenico de Masi

Eu tenho...

Família - a BASE de tudo!!!!

Amo, amo, amo...

Uma ideia a ser apoiada...

Atividade para casa:


A atividade de casa é alvo de dúvidas e críticas por parte dos pais e dos professores (ou porque não tem "dever de casa" ou porque tem “dever de casa” demais ou porque “os alunos não fazem o dever”, etc.).
O ideal é que a atividade de casa, planejada com antecedência, seja um desafio interessante, difícil, mas possível, que o aluno possa resolver sozinho.
Objetivo:
Criar o hábito de estudar fora da escola, desenvolver a autonomia e a auto-aprendizagem.
Exemplos de Atividades para Casa:
Cruzadinha, caça-palavras, empréstimo de livros (6◦ feira trazer na 2◦ feira), leitura de textos e posterior ilustração, coletar rótulos, ler algo interessante e trazer para sala de aula, coletar materiais de sucata, observar fenômenos da natureza para posterior relato, pesquisas orais e escritas, etc.

Relações entre Letras e Sons:


1)Ajude as crianças a reconhecerem diferenças de uma única letra que criam diferenças de som e de sentido:
lobo-bobo medo-dedo faca-vaca menino-menina pato-pata
2)Mostrar palavras que se escrevem e se leem do mesmo modo mas têm sentidos diferentes, dependendo da frase em que se encontram: manga, casa, pé, etc.
3)Apresente as palavras próximas umas embaixo das outras e destaque as partes iguais:
chapeuzinho netinho cestinho ninho
4)Ensine as crianças a recitar ou a cantar versinhos ou quadrinhas, falando mais alto as palavras que rimam, podem bater palmas quando elas aparecerem.
5)Organizar listas, cartazes ou livrinhos de palavras com a mesma letra ou sílaba inicial.
6)Aproveite situações do dia-a-dia da criança e sugira à ela que crie seus próprios textos músicas, histórias, notícias etc, que sejam de seu interesse.
7)Proponha que descubram uma palavra "escondida" ou contida dentro da outra.
Exemplos:
Qual é a palavra que está "escondida" em todas as palavras abaixo?
barba - acabar - barbado
Resposta: BAR

As crianças estarão lendo quando forem capazes de perceber como as letras funcionam para representar os sons da língua e ao mesmo tempo possam entender o que estão lendo.
Lembro que o processo de Alfabetização, deve caminhar de maneira natural, significativo e gradativamente na direção do conhecimento de palavras, sílabas, letras e regras ortográficas.
A leitura inicial deverá ser interessante e prazerosa, para que não ocorra o risco de as crianças acharem que a leitura não serve para nada.
Toda criança deve entender que a leitura e a escrita têm uma função social.

Referências bibliográficas:
CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e Letrar. Editora Vozes,2005.

Sugestões para o Trabalho com o Nome:


Escreva e leia o nome da criança em crachás, utilizando letra maiúscula na presença dela, para que ela perceba.
Relacione o nome dos alunos com o nome do professor, da escola, da cidade, etc.
Escreva no quadro-de-giz o seu nome e leia em voz alta.
Destaque a letra inicial dizendo o nome da letra.
Solicite aos alunos que recortem, de jornais e revistas, a letra inicial do nome do professor e colem no caderno.
Proponha a pesquisa de nomes que iniciam com a letra inicial, nos crachás dos alunos da sala.
Pedir a eles que pesquisem em revistas e jornais as letras que compõem o próprio nome.
Utilize os crachás para fazer chamada e jogos.
Monte o nome com o alfabeto móvel.
Selecione rótulos de produtos cujos nomes comecem com a letra inicial dos nomes dos colegas.
Copie o nome em etiquetas para identificar o materiat escolar.
Faça uma lista no quadro, separando os nomes de meninos e meninas. Depois, peça que copiem.
Mostre alguns desenhos de objetos cujos nomes também começam com a letra inicial. Peça aos alunos que digam os nomes dos objetos, escreva-os no quadro e, depois, solicite que copiem no caderno.
Proponha uma pesquisa de rótulos cujos nomes dos produtos também iniciam com a letra inicial e monte um mural com os alunos.
Solicite aos alunos que montem o nome do professor, com o acervo de letras. Peça que pintem da mesma cor as letras que se repetem no mesmo nome.
Solicite aos alunos que montem o nome com o alfabeto móvel. Proponha que retirem as letras e observem os nomes encontrados.
Sugira aos alunos a brincadeira stop com a letra inicial.É interessante, durante todo o trabalho de alfabetização, propor desafios aos alunos, para que eles pensem sobre a escrita, sobre o que ela representa e como representa graficamente a linguagem.

Alfabetização- O nome como referência de trabalho.


Para se obter o resultado esperado, o trabalho com a escrita deve apresentar situações identificáveis para a criança e que representem algo, como no caso dos rótulos, ou alguém importante na sua vida.
Por esse motivo, encaminha-se também o trabalho pelo marco identificatório que é o próprio nome da criança.
Com função de identificação, a palavra merece ser analisada por se configurar como texto.
Ressalto ainda a importância de se efetivar este trabalho com outros nomes:
da escola,
dos pais,
da cidade,
do estado,
do país,
de revistas
e jornais, envolvendo-os em reflexões, auxiliando os alunos a fazerem relações básicas a respeito da língua escrita.

sábado, 20 de março de 2010

Um Bichinho Diferente...

Campanha da Fraternidade - 2010.


As Igrejas Cristãs no Brasil, presentes no Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC, apresentam a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010, com o tema Economia e Vida e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24).
Esta é a terceira campanha da fraternidade realizada de forma ecumênica, e tem como objetivo geral: “Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas
Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão”.
Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, as comunidades cristãs são convocadas a deixar-se interpelas pelas palavras de Jesus:
“Não acumuleis para vós tesouros na terra, onde as traças e os vermes arruínam tudo, onde os ladrões arrombam as paredes para roubar. Mas acumulai para vós tesouros no céu.” (Mt 6,19-20a).
“Ninguém pode servir a dois senhores: ou odiará a um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24).
Toda a vida de Jesus foi um testemunho de simplicidade no uso dos bens materiais, de solidariedade com os pobres, de distribuição gratuita dos dons de Deus.
Que a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 nos estimule a compreender e vivenciar os valores do Reino de Deus, a acreditar que uma nova sociedade, mais justa e solidária, é possível,e a construir um modelo econômico em que a vida esteja em primeiro lugar.

Sua visita é motivo de muita ALEGRIA para nós!!!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Alunos digitais, escolas analógicas.


A maior parte das escolas privadas do Rio Grande do Sul dá a largada hoje para mais um ano letivo. O Sindicato das Escolas Particulares do Estado (Sinepe) calcula que mais de 400 mil estudantes retornem às salas de aula. Neste início de ano, especialistas em educação fazem um alerta: a escola precisa mudar para acompanhar o ritmo da chamada geração Y.
Confira como professores, pais e alunos podem encarar juntos este desafio: Se um estudante do século 19 voltasse às aulas hoje, como boa parte dos alunos gaúchos, provavelmente se espantaria com o comportamento dos colegas e com a parafernália eletrônica que carregam nas mochilas, mas reconheceria de longe a sala de aula: o quadro negro, as fileiras de classes e a figura do professor à frente da turma lhe pareceriam muito familiares. Enquanto a geração do século 21 nasce plugada e desafia os modelos tradicionais de educação com inéditas formas de pensar e de aprender, a escola que se propõe a ensiná-los pouco se modernizou nesses dois séculos.
Diante do choque inevitável entre alunos digitais e um modelo de ensino analógico, especialistas alertam para um momento de ruptura: se quiserem continuar cumprindo seu papel, as instituições de ensino precisam se reformular. E para isso não adianta apenas investir em laboratórios de informática. É necessário repensar desde a maneira de se relacionar com os alunos até a geografia da sala de aula. Em vez de taxar os alunos de inquietos ou desinteressados, é preciso investigar o porquê dessa aparente apatia.
– Isso que a gente chama de indisciplina, desinteresse, apatia deve ser um motivo para mexer na qualidade da aula. Essa geração fuça, mexe, pluga, implode a escola que tem o modelo de aula dos séculos 18, 19 – adverte o professor e pesquisador Adriano Nogueira, que trabalhou com Paulo Freire e assina com ele diversos livros sobre educação, entre eles.
Que Fazer? – Teoria e Prática em Educação Popular.
Chamados de geração Y por sociólogos, os nascidos depois de 1980 são identificados por uma inquietação permanente, alimentada pela crescente velocidade das redes a que estão conectados. As mudanças são tão aceleradas que já há quem identifique uma geração Z. Segundo o pedagogo e conferencista Hamílton Werneck, autor de livros como Se Você Finge que Ensina, Eu Finjo que Aprendo, ela seria formada pelos nascidos depois de 1994.
– A Z é uma espécie de geração Y mais turbinada, está muito mais conectada no cyberespaço, e a escola está ficando para trás. O problema é que esses alunos também sofrem os efeitos da dispersão. Eles começam pesquisando sobre o Delta do Rio Parnaíba na internet, entram num link sobre o delta do Nilo, daqui a pouco já estão lendo sobre a última pesquisa do DNA de Tucancamon e não fizeram a pesquisa original. A escola tem um papel importante nessa mediação, ajudando a discernir informação – diz Werneck.
Para Paulo Al-Assal, diretor-geral da Voltage, agência de pesquisa especializada em tendências, com sede em São Paulo, um dos problemas da escola atual é que ela mata a criatividade, ao padronizar alunos em seu modelo fabril. E a criatividade é justamente a principal exigência do futuro.
– Minha filha de oito anos assiste Discovery, Geographic Channel, acessa multiplataformas. Aí vem a professora no primeiro dia de aula e diz: “a pata nada”. Em seu formato atual, a escola mata a criatividade – critica Al-Assal.
leticia.duarte@zerohora.com.br
LETÍCIA DUARTE
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/

sábado, 13 de março de 2010

Súplica do Livro.


Não me manuseie de mãos sujas.
Não escreva em minhas páginas.
Não me rasgue nem arranque minhas folhas.
Não apóie o cotovelo sobre minhas páginas durante a leitura.
Não me deixe com a lombada para cima.
Não coloque entre minhas folhas objeto algum.
Não dobre o canto de minhas folhas.
Use o marcador.
Não fique comigo por muito tempo se me tomou emprestado de uma biblioteca ou de um amigo. Posso ser útil a outras pessoas.
Terminada a leitura devolva-me ao lugar certo onde devo ser guardado, conservado, limpo e perfeito.

Postado por Criando e Copiando Sempre.

Receitinha para ser FELIZ!!!!


DEUS: Sem Ele nada podemos fazer;
FAMILIA: É aqui que tudo começa;
AMIGOS: Nunca deixe faltar;
DESESPERO: Pra que?
PACIÊNCIA: O máximo possível;
LÁGRIMAS: Enxugue todas;
SORRISOS: Os mais variados;
PAZ: Em grande quantidade;
PERDÃO: A vontade;
ESPERANÇA: Nunca perca jamais;
CORAÇÃO: Quanto maior melhor;
AMOR: Pode abusar;
CARINHO: Essencial;
ABRAÇOS: O máximo possível.
MODO DE PREPARO:
Reúna sua FAMÍLIA e seus AMIGOS, esqueça as MÁGOAS. Tenha PACIÊNCIA, SORRISO, PAZ, ESPERANÇA e o PERDÃO.
Muito AMOR e CARINHO no seu CORAÇÃO!!!
RENDIMENTO:
UMA VIDA MARAVILHOSA E FELIZ COM DEUS!!!

quinta-feira, 11 de março de 2010

Esta é a galera que fará o 1ºano acontecer...













Oração da Criança.


Obrigado Senhor pela minha vida, pela minha saúde, pela minha família e por todos os meus amiguinhos.
Senhor Jesus ensina-me a ser uma criança cheia de fé e de amor, ensina-me a crescer nos teus caminhos, concede Senhor a meus pais sabedoria, paz, trabalho e saúde.
Ajuda-me Senhor a ser uma criança obediente a todos aqueles que devo respeitar inclusive aos meus pais e as pessoas mais velhas.
Obrigado Senhor, por todos os meus brinquedinhos sejam eles pequenos ou grandes, pelo alimento de cada dia, pela minha família, pela nossa saúde e pela nossa proteção.
Abençoa também meus professores e todos os meus amiguinhos da escola, com sabedoria, fé e amor.
Dá-me Senhor a benção de ser uma criança feliz e realizada.
Amém.